quinta-feira, 2 de junho de 2011

III ENCONTRO INTEGRATIVO DO PIBID DA UFRN

    Hoje acontece o primeiro dia do III Encontro Integrativo do PIBID da UFRN, esse evento contou durante sua abertura com as seguintes personalidades que comporão a mesa inicial do evento:

ANGELA MARIA PAIVA CRUZ
Reitora

MARIA DE FATIMA F. XIMENES
vice-reitora

VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Pró-reitora de graduação

ANDRÉ FERRER P. MARTINS
Coordenador Institucional do PIBID-UFRN

BETANIA LEITE RAMALHO
secretaria de educação e cultura do RN

   A palestra inicial foi ministrada pela Professora Helena Costa Lopes de Freitas (MEC), professora aposentada da Faculdade de Educção da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).
    Segundo a Professora "A questão central no campo da formação de professores é a desvalorização da profissão, a ausência de um piso salarial, de jornada integral de trabalho e concentração em uma escola. Também não há perspectiva de futuro, pois não temos uma carreira e condições adequadas de trabalho na escola pública, o que acaba por afastar os jovens da carreira e os professores do campo de trabalho. É essa a razão da falta de professores em muitas áreas, que acabam atraindo a juventude, nas universidades, para os bacharelados em áreas mais promissoras. Temos também uma crise estrutural e institucional nos processos formativos. A predominância de cursos nas IES privadas, isoladas, afastados dos espaços de produção de conhecimento e pesquisa, impede que tenhamos uma formação de qualidade elevada de profissionais da educação para atuação na educação básica."

   A tarde participamos de GT's referentes aos trabalhos elaborados pelos subprogramas do edital 2007, estes, por sua vez, apresentaram seus resultados alcançados ao longo da duração do projeto.

   Esse foi apenas uma breve noticia dos bastidores do PIBID ao longo do encontro será disponibilizado em nosso blog outras informaçoes referentes.