quinta-feira, 29 de março de 2012

IV ENCONTRO INTEGRATIVO - UFRN

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PIBID, promoveu nos dias 23 e 24 de Março de 2012, o IV Encontro Integrativo.
No dia 23, pelo turno da manhã, foi realizada uma breve recepção aos participantes do encontro, onde tivemos uma sessão de debates, com participação do Professor José André P. Angotti, da UFSC. Já na parte da tarde, foi realizada no Centro de Convivência da Universidade, Exposições e Mostras, com o objetivo de expor as ações do PIBID nas escolas conveniadas.
No dia 24, e pela manhã, os subprojetos envolvidos foram designados para alguns auditórios da Universidade, onde promoveram apresentações de todo o trabalho realizado no período de 2009. O Subprograma Geografia concentrou-se no Auditório B do CCET, que realizando a sua apresentação junto ao Subprograma de Ciências sociais, apresentamos um pouco de nosso trabalhado realizado como as nossas ações nos anos 2010, 2011.1 e 2011.2, abordando as principais atividades, efetuadas com sucesso, além das dificuldades também enfrentadas.
No período da tarde, e finalizando o tão enriquecedor encontro, nós participantes do evento, fomos direcionados para diversas oficinas, tais como:
- O uso das TIC no ensino (Apuena Vieira Gomes, DPEC/UFRN).
- Jogos e dinâmicas na sala de aula (Gisele C.da Silva, Mestranda em artes cênicas, UFRN).
- Jogo Improvisacional: um exercício introdutório (Jefferson Fernandes Alves, DFPE, UFRN e Lenilton T. dos Santos, prof. SME, Natal).
- Educação Especial (Maria da Conceição Bezerra Varella, SEEC, SME).
- Enunciados de avaliações escritas: Produção e legibilidade ( Ana Maria de O. Paz, CERES, UFRN e Klébia R. da Costa, PPgEL, UFRN).
- Leitura e produção de fanzines (Cellina Rodrigues Muniz, Depto. De Letras, UFRN).
- Materiais lúdico-pedagógicos para Ed. Infantil e Ens. Fund. (Naire Jane Capistrano, NEI, UFRN).
- O corpo como ferramenta na Educação (Maria Nazaré Rocha de Almeida, Escola de Música, UFRN).
- Libras (Paulo Roberto de Andrade, DFPE, UFRN).
- Ensino por investigação (Márcia G. L. da Silva, Ivaneide A. S. da Costa, Marta F. dos anjos, UFRN, e Paula B. de Oliveros, Mestranda do PPGECNM, UFRN).