terça-feira, 30 de outubro de 2012

PIBID GEOGRAFIA MARCA PRESENÇA NA XVIII CIENTEC!


As pibidianas Jandsa Silva, Sayonnara Andrade e Marijara bilro, juntamente com outros alunos da geografia (andreyde Andrade – aluno do bacharelado; Renata Kissya e Désio  Rodrigo, ex pibidianos) participaram da XVIII CIENTEC com exposição nessa  quinta e sexta-feira (25 e 26/10), de atividades lúdicas trabalhadas no FLOCA.  

O Stand “Para além do livro didático” trouxe diversos jogos bem conhecidos pelas crianças e adultos (como jogo de damas, caça-palavras, jogos de dados, jogo da memória e War), mas com um diferencial marcante para a Geografia: foram jogos conhecidos, porém temáticos. Abordamos um dos conceitos básicos da ciência geográfica: território. As damas abordavam questões geopolíticas de disputas por território; cada tabuleiro e suas peças simulavam uma dada situação, como por exemplo o tabuleiro que abordou a Guerra Fria, período onde o mundo ficou dividido entre Capitalismo e Socialismo. Um lado do tabuleiro está representado com as cores simbólicas do capitalismo (azul) e as peças com a bandeira dos EUA, enquanto que o outro lado do tabuleiro representava o socialismo com a cor vermelha e as pecinhas com o símbolo do socialismo. O segundo tabuleiro trazia uma disputa entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco, pelo Arquipélago de Fernando de Noronha. O terceiro tabuleiro aborda a disputa pelas Ilhas Malvinas entre Inglaterra e Argentina. Por fim, um tabuleiro representando as velhas ‘divergências’ entre Argentina e Brasil.


Outro jogo que fez sucesso no stand foi o caça-palavra geográfico! Com 18 palavras a serem caçadas, os visitantes faziam a festa numa rápida brincadeira de disputa pra vê quem achava mais palavras!

Outro ponto que fez bastante sucesso no stand foi o “Cantinho dos autógrafos”, onde os visitantes podiam deixar seus registros, suas assinaturas, opiniões etc.

    


 E como está ocorrendo a campanha da luta contra o câncer de mama, aproveitamos o momento para aderir à campanha do “Outubro rosa”, campanha de grande importância para a saúde da mulher.


Sem mais, queremos agradecer a todos aqueles que nos visitaram no stand, em especial aos nossos amigos pibidianos que marcaram presença e ao nosso coordenador Adriano Troleis, que tanto nos incentiva no PIBID.
  


Por Jandsa Silva e Sayonnara Andrade.


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CIENTEC - SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA.




É com muita satisfação que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza a XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura - CIENTEC/2012.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acontece todos os anos, expondo os principais fundamentos das atividades científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, buscando, dessa forma, uma interface com a sociedade.

A Universidade, enquanto espaço da troca de conhecimento e do diálogo de ideias, organiza a Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN a partir de pavilhões que abrigarão exposições interativas e transdisciplinares, enfocando as produções dos Centros Acadêmicos e dos Órgãos Especializados e Suplementares e dos Eventos Acadêmicos, como congressos, seminários e exposição de banners. Ademais, a programação cultural da CIENTEC promoverá a apresentação de uma grande quantidade de espetáculos de dança, música, corais e cinema, compondo a moldura artístico-cultural desse evento de grande relevância para uma interação entre a Universidade, seus parceiros e a sociedade em geral.

Com essa organização, propõe-se a articulação das diferentes unidades de produção de ciência, tecnologia e cultura, evidenciando o que a UFRN tem desenvolvido de forma articulada no Ensino, Pesquisa, Extensão e produção cultural.

Multidimensionalidade do Evento:

A SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UFRN abriga três grandes eventos:

I – MOSTRA DA CIENTEC (FEIRA DA CIENTEC)
A Universidade, enquanto espaço da troca de conhecimento e do diálogo de ideias, organiza a Mostra a partir de pavilhões que abrigarão exposições interativas e transdisciplinares, enfocando as produções dos Centros Acadêmicos e dos órgãos especializados e suplementares, como também estabelece uma interface e interação com a sociedade, envolvendo empreendedores locais, pesquisadores de outras instituições públicas: federais, municipais e privadas.

II – REUNIÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA
Onde são realizados os eventos acadêmicos, Congressos, Seminários, Oficinas, Cursos e exposição de Banners.

III – EVENTOS DE CULTURA (CIENTEC CULTURAL)
Promove a produção e a integração acadêmico-cultural, abarcando eventos artísticos, como apresentações e exposições, e suas discussões pedagógico-culturais vinculadas.




Para mais informações:  http://www.cientec.ufrn.br/cientec2012/index.php
 



quinta-feira, 11 de outubro de 2012

XIX ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA DO RN – XIX ENGEORN IV SIMPÓSIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA DA UERN – IV SIMPEG CAMPO - CIDADE E SUAS INTERAÇÕES


Período: 07 a 09 de novembro de 2012 (quarta a sexta)
Realização: Departamento de Geografia - FAFIC/UERN
Mossoró – RN.

 

     O Encontro Estadual de Geografia do RN, trata-se de um evento acadêmico-científico já consolidado, realizado anualmente no Rio Grande do Norte, com o intuito de analisar temáticas importantes da Ciência geográfica, promovido pelos diferentes cursos de Geografia do estado. Este ano, será realizado em conjunto com o IV Simpósio de Ensino de Geografia (SIMPEG), evento anual criado pela Comissão de Estágio do DGE/UERN.
 
     Em sua XIX edição, o ENGEORN será realizado pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado em Mossoró/RN, no período de 07 a 09 de novembro de 2012. 

     O Encontro Estadual de Geografia do RN em 2012 homenageia um dos mais importantes geógrafos do Brasil, Prof. Aziz Ab’ Sáber (in memoriam) e o geógrafo potiguar Prof. José Lacerda Alves Felipe, com a 2ª edição da premiação dos melhores trabalhos científicos.
 
   Conta com a participação de significativa parcela da comunidade acadêmica da geografia potiguar, representada por docentes e discentes da graduação e pós-graduação dos 05 Departamentos de Geografia de IES Públicas do RN, que ofertam Cursos de Geografia, representados pela UERN (Mossoró e Pau dos Ferros), UFRN (Natal e Caicó) e IFRN (Campus Central), além de profissionais já graduados em Geografia e áreas afins.

    A temática a ser discutida será CIDADE-CAMPO E SUAS INTERAÇÕES, abordada por diferentes palestrantes ao longo do evento. Além de mesas redondas, o evento contará com mini-cursos/oficinas, grupos de trabalhos e o I Salão de Experiências dos PIBID’s de Geografia do RN. Acreditamos que a partir da realização do XIX ENGEORN e IV SIMPEG, estamos contribuindo para a ampliação da discussão teórica sobre as temáticas campo-cidade e ensino de Geografia, refletindo sobre as principais mudanças ocorridas nessas discussões, tendo por base o território potiguar.
 
 
Para mais informações, dúvidas: http://xixengeorn.blogspot.com.br/ 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Reflexão do III SPGEO - A questão urbana e regional no cenário (INTER) nacional.



O I Seminário Internacional “O Papel do Geógrafo no Contexto Social Atual" termina na UFRN propondo uma cidade diferente.

O I Seminário Internacional “O Papel do Geógrafo no Contexto Social Atual”, evento promovido pelo Departamento de Geografia (DGE) e pela Pós-Graduação em Geografia (PPGe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), termina contabilizando 120 trabalhos inscritos e signi

ficativa participação da comunidade acadêmica nacional e internacional. Aberto pelo professor Dr. Horácio Capel, catedrático da Universidade de Barcelona, Espanha, que falou sobre o tema “La Crisis del Modelo Urbano”, o evento questionou o atual modelo seguido pelas grandes cidades, havendo falas no sentido de que este está em crise.

Para Capel, a crise foi se transformando com as ideias neoliberais e está relacionada à situação atual do capitalismo. Para ele, o modelo de cidade do futuro ainda não pode ser definido, mas devemos pensar em uma sociedade e uma cidade diferente, onde as empresas e os políticos não detenham o monopólio das decisões. Essas têm que ter a participação ativa dos cidadãos.

Com relação ao evento, o seu coordenador, professor Francisco Fransualdo de Azevedo (DGE/UFRN), comemora o sucesso do mesmo e ressalta os convênios firmados com as universidades de Alicante e Barcelona, na Espanha, e a Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, convênios esses, que têm incentivado estudos, buscando assim, congregar e articular discussões de pesquisadores que estão trabalhando nessa parceria internacional, tendo como base dessas discussões, a questão urbana e regional.

Azevedo fala ainda que a aceitação do seminário foi boa, tendo um número de inscritos superior ao esperado. O professor encerra falando que existe a perspectiva de um próximo evento de âmbito internacional na UFRN, tendo em vista o sucesso deste.

Bruno Costa - texto.
Flávio Rezende - assessoria.