Atividades PIBID 2012!


 Sayonnara K. Lima de Andrade                        Jandsa Gomes da Silva

Como exposto no Plano de Aula desenvolvido por nós, estamos trabalhando com a turma do 2° ano C os cinco conceitos básicos da Geografia: espaço, paisagem, lugar, região e território.
Combinamos a com a nossa professora coordenadora Inês Pacheco de utilizarmos duas aulas consecutivas a fim de obtermos um melhor rendimento por parte dos alunos, tanto do que está se trabalhando, como das atividades desenvolvidas com eles. Assim combinado, estamos na escola de quinze e quinze dias.
Observamos que nossos encontros são bastante produtivos, tendo em vista a grande participação por parte dos alunos nas discussões e atividades propostas. No primeiro encontro notamos certa ‘resistência’ por parte de alguns alunos, mas que com o decorrer da aula essa ‘resistência’ foi decaindo.

·         encontros

Como foi combinado com os pibidianos de, antes de começarmos as nossas atividades, deveríamos fazer uma visita nas turmas que iríamos trabalhar (no nosso caso, o 2° C), fizemos uma visita a turma em questão; visita esta que foi bem produtiva, visto que pudemos conhecer – mesmo que superficialmente – os nossos alunos. Observamos que os mesmos pertenciam a uma faixa etária semelhante (entre 15 e 17 anos), bem dedicados aos estudos e participativos nas aulas, (o que muito nos alegrou!). Depois dessa primeira visita já começamos a desenvolver as nossas atividades planejadas:

Ø  14/09/12: Nesse encontro tivemos um pequeno momento de ‘bate papo’, onde nos apresentamos, apresentamos o programa PIBID e cada aluno se apresentou, falando sobre o que pretendem prestar vestibular, se gostam (ou não) na Geografia, como gostariam que a Geografia fosse trabalhada em sala de aula e quais eram suas expectativas sobre a atuação do PIBID na turma. Depois desse momento demos início a discussão sobre o primeiro conceito básico da Geografia: o Espaço. Discutimos e questionamos os alunos sobre tal conceito, de forma que tudo fluiu bem, com clareza por parte dos alunos e finalizamos com uma atividade em sala de aula. Abaixo, fotos registrando tal momento.







Ø  28/09/12: Nesse encontro já sentimos que os alunos já estavam bastante a vontade com nossa presença. Bem participativos e receptivos, colaboraram e se envolveram ainda mais com a discussão proposta nesse dia: o conceito de Paisagem. Começamos fazendo uma breve retomada sobre o conceito de espaço, trabalhado no encontro anterior, de forma que os alunos compreendessem – mesmo que mais a frente – que os conceitos que foram (e que serão) trabalhados estão interligados, apesar se suas particularidades. Assim sendo, o conceito de paisagem foi bastante discutido e bem entendido pelos alunos, Teve até uma aluna que explanou em uma curta e objetiva frase o conceito de paisagem. Ela falou: “paisagem é tudo aquilo que está inserido num determinado espaço”. (Isso muito nos alegrou, pois entendemos com isso – e entre outras coisas – que o que estamos trabalhando está sendo bem entendido, bem compreendido pelos alunos.) finalizamos nosso encontro com uma atividade em sala. Abaixo, fotos que registraram o momento:

Ø  11/10/12: Nesse encontro trabalhamos o conceito de Lugar. Infelizmente não estavam todos os alunos, apenas uma pequena parcela se encontrava na escola e participaram da atividade. Apesar da turma está incompleta esse encontro foi bastante produtivo; os alunos adoraram a discussão do conceito, participaram ativamente  da aula, fazendo intervenções e complementando com alguns exemplos articulares (que entendiam ter haver com a discussão). Como todos os encontros, iniciamos fazendo uma rápida retomada sobre os conceitos já trabalhados e estabelecendo uma interligação entre os mesmos. Essa aula foi na sala de vídeo, pois exibimos um clipe para iniciarmos a discussão, propriamente, do Lugar. Finalizamos esse encontro com uma atividade na qual, uma das questões, era de elaborar uma paródia em grupo. Os alunos adoraram! Fizeram as paródias, cantaram para nós, e já estão sabendo que as mesmas deverão ser apresentadas novamente na gincana que iremos desenvolver com a turma no nosso ultimo encontro. Abaixo, algumas fotos desse encontro:


CONTINUAÇÃO DO PROJETO E PRODUTOS GERADOS:


Chegamos ao final das nossas atividades planejadas. E os dois últimos encontros foram bastante divertidos, emocionantes e com grande envolvimento da turma.
Como explicitado no plano de aula, no penúltimo encontro – como já havíamos terminado de trabalhar os conceitos básicos – trabalhamos com os alunos através da produção de maquetes, de forma que os mesmos pudessem representar nas maquetes os 5 conceitos trabalhados no decorrer dos nossos encontros.
Vimos que essa atividade foi bastante benéfica, tanto para os alunos quanto para nós, pois presenciamos que, de fato, os alunos compreenderam sobre todos os conceitos e aplicaram devidamente nas maquetes, como também trabalharam em grupo, compartilharam de ideias, materiais e ainda “reclamaram que o tempo da aula (2 aulas de 50min. Cada) estava pouco para uma aula tão boa”.





Enfim, nosso ultimo encontro com a turma. Havíamos planejado realizar uma gincana, porém devido ao calendário escolar está bastante comprometido com o tempo para realização das suas atividades, como finalização de semestre, tivemos que fazer uma (re)adaptação da gincana. Dentre as ideias tidas para a gincana, escolhemos apenas 2: a eleição da melhor paródia criada pelos alunos no encontro que trabalhamos sobre o conceito de lugar e a escolha da maquete mais bem elabora. Para sermos mais justos e imparciais tivemos um “juiz” para fazer as escolhas, tanto das maquetes quanto da embolada. Contamos com a presença e ajuda do pibidiano Daniel Gustavo para realizar a tão difícil escolha. Aproveitamos esse momento para agradecer a Daniel pela sua presença nesses dois últimos encontros aqui narrados. Obrigada Daniel! 


Como critério de escolha para as maquetes o “juiz” adotou as seguintes características: Criatividade, identificação correta dos conceitos geográficos e organização. Assim, as maquetes escolhidas foram as seguintes apresentadas:


 
Desse semestre que estamos encerramos só temos que agradecer todas as experiências vividas, todos os encontros realizados, todos os alunos que nos receberam bem e se envolveram em nossas aulas e, principalmente a nossa supervisora Inês Pacheco, que muito nos apoiou e orientou nos indicando sempre o melhor caminho a seguir com essa turma, que mais do que nós, ela conhece muito bem.
Assim nós encerramos nossas atividades em 2012, felizes, satisfeitas e empolgadas para que em 2013 tenhamos ótimos resultados, como os obtidos nesse ano.

Ass.: Jandsa Silva e Sayonnara

Nenhum comentário:

Postar um comentário