Quem somos

 A formação de professores de Geografia através do contato direto com o aluno.


   O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que oferece bolsas com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar os estudantes de licenciatura das instituições federais, com o intuito de contribuir para a elevação do padrão da qualidade da educação básica das redes públicas de ensino.
  O programa visa proporcionar aos futuros professores uma maior participação em experiências metodológicas, práticas docentes inovadoras, tecnológicas para buscar a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem das instituições da rede pública.
  A educação nacional apresenta dados que refletem a atual realidade da rede pública de ensino que vem preocupando muitos educadores brasileiros, especialmente no estado do Rio Grande do Norte, no qual se encontra numa situação de precariedade, se comparado aos demais estados brasileiros, ocupando a penúltima colocação no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de acordo com o IDEB de 2005, o estado conta com uma média de 2,6 para o ensino médio quando a média nacional é de 3,8.
 Preocupados com estes lamentáveis dados que refletem os inúmeros problemas enfrentados pela rede básica de ensino, fica claro a necessidade de elaboração e implementação de projetos que contribuam para uma melhoria do ensino público. Foi pensando nessa realidade que foi criado o PIBID que tem como principal meta melhorar o ensino em escolas públicas, não sono Rio Grande do Norte como, também nos demais estados brasileiros.
  Assim a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) reconheceu a necessidade e a importância que a formação inicial e continuada dos professores tem para o ensino básico e que a possível melhora das condições de ensino-apredizagem depende da adequada formação que os futuros licenciados terão em seu processo de formação docente.
  O projeto tem como principais objetivos incentivar a carreira das licenciaturas nas áreas de educação básica com maior carência de professores com formação específica e elevar o IDEB dessas instituições.
  Os principais objetivos do programa são:
• Incentivar a formação de professores voltados para a educação básica, principalmente para o ensino médio;
• Valorizar a licenciatura, incentivando os estudantes a optarem pela carreira docente;
• Promover a melhoria da qualidade da educação básica;
• Articular, integralmente, a educação superior do sistema federal com a educação básica do sistema público, promovendo uma sólida formação docente inicial;
• Elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas para a formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas das instituições federais de ensino superior;
• Estimular a integração da educação superior com a rede básica de ensino fundamental e médio, implementando projetos de cooperação que elevem a qualidade do ensino nas escolas da rede pública;
• Elaborar práticas docentes inovadoras utilizando recursos tecnológicos e metodológicos para a superação de possíveis problemas no processo ensino-aprendizagem;
• Valorizar o espaço da escola como campo de experiências para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica;
• Proporcionar aos futuros educadores uma maior participação em ações, experiências metodológicas e praticas docentes inovadoras, desenvolvida a partir da realidade local da escola;
Experiências
  A escola em que este projeto está sendo implementado é a Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcante, conhecido popularmente como FLOCA, localizada no conjunto Mirassol, no bairro de Capim Macio, em Natal/RN. A escola citada acima possui uma ampla estrutura física, porém repleta de irregularidades, entre elas a falta de manutenção do prédio que em diversos pontos se encontram abandonados.
  A primeira atividade desenvolvida na escola foi uma observação metodológica utilizada pelos professores com o intuito de conhecermos suas práticas de ensino, para o processo de adaptação dos bolsistas do PIBID de Geografia e os alunos da escola, para isso foi necessário realizarmos um diagnóstico das necessidades físicas e metodológicas da escola e dos professores e as perspectivas didático-pedagógicas da escola.
  Espera-se como resultado que os estudantes que optem pela carreira docente, na área de Geografia, tenham sido incentivados a implementar melhorias na qualidade da educação básica e que a escola integrada ao projeto apresente melhores resultados nas avaliações do IDEB, além de apresentarem melhor desenvolvimento e interesse pela disciplina integrada.
  Pode-se concluir até o presente momento que o PIBID tem nos oferecido a oportunidade de conhecermos e no inserimos na realidade das escolas de rede pública de educação básica, como futuros docentes, o que só iria poder acontecer nos últimos períodos do curso de Geografia, nos proporcionando conhecer de perto essa realidade precária da educação e podermos assim implementar projetos que contribuam com a melhoria da educação e elevação dos índices educacionais, além de estimular uma reflexão crítica sobre a atual prática docente e metodológica de um professor, seja na área da Geografia ou não.


Referência


BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999