quinta-feira, 5 de abril de 2012

Departamento de Geografia realiza o 2° Simpósio Internacional Geopolítica e Diplomacia.

O I Simpósio Internacional Geopolítica e Diplomacia foi realizado em 2011 nas dependências da USP, onde foi apoiada a candidatura da UFRN e da cidade de Natal para a organização da segunda edição do evento. Com isso, e como planejado, o Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nos contempla então com a realização do II Simpósio Internacional Geopolítica e Diplomacia.

O Evento irá acontecer entre os dias 9 e 12 de abril, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) e no auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

A realização do Simpósio acontece em um momento em que a academia põe de volta o pensamento geopolítico clássico.  Nesta segunda edição, a temática central tem como título: " Atlântico Sul - mare nostrum livre das potências do Norte".

O evento, de acordo com os organizadores, estará analisando os resultados das pesquisas sobre os condicionantes geográficos do sistema internacional, promovendo o intercâmbio dos estudos e contribuindo também para o aumento de pesquisadores críticos dos estudos da geopolítica.

As inscrições ocorreram até 1° de abril pelo email: 2geodiplomacia@gmail.com , sendo cobrada uma taxa de R$ 60 durante o evento. Para a comunidade acadêmica da UFRN, as inscrições são gratuitas, conforme a existência de vagas.

O simpósio será realizado em dois lugares. As conferências e mesas-redondas ocorrerão no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), as apresentações de trabalhos acadêmicos no auditório A do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
Para mais informações: http://cchla.ufrn.br/ppge/simposio 

Segue a programação:

9 de abril de 2012

14h30 às 17h30 - Mesa 1: A geopolítica das fronteiras sul-americanas: entre as fronteiras-separação e as fronteiras-cooperação.
18h00 às 20h00 – Conferência de Abertura: “España entre Europa y El mundo iberoamericano”. Com a participação do doutor Clemente Herrero Fabregat (Universidad Autonoma de Madrid).
20h às 22h – Conferência: “O valor estratégico do promontório Nordestino”. Com a participação da doutora Beatriz Soares Pontes (UFRN).

10 de abril 2012

14h30 às 17h30 – Mesa 2: Hegemonia e contra hegemonia: imperialismo e movimentos antissistêmicos.
18h às 21h – Mesa 3: Atlantismo X Eurasianismo.

11 de abril de 2012

14h às 17h – Sessão Técnica 01: Apresentações de Trabalhos.
18h às 21h – Conferência: “Relações Brasil-Argentina no quadro da integração regional sul-americana”. Com a participação do professor Leonardo Granato (UNTREF e UAI- Argentina).

12 de abril de 2012

14h às 17h – Sessão Técnica 02: Apresentações de Trabalhos.
18h às 21h – Conferência de Encerramento: “Os condicionantes geopolíticos da Meridionalidade e da Tropicalidade”. Com a participação do professor André Roberto Martin (USP).



Nenhum comentário:

Postar um comentário