segunda-feira, 30 de julho de 2012

III Seminário Nacional e I Seminário Internacional "O Papel do Geógrafo no Contexto Social Atual"


O Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio da Coordenação do Curso de Graduação e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, promove de 26 a 29 de setembro de 2012 o III Encontro Natalense de Geógrafos (III ENAG). Na ocasião, serão realizados também o III Seminário Nacional sobre o Papel do Geógrafo no Contexto Social Atual (III SPGEO) e o I Seminário Internacional sobre o Papel do Geógrafo no Contexto Atual. Os eventos ocorrerão simultaneamente no Campus Central da UFRN, em Natal, com palestrantes e debatedores brasileiros e estrangeiros.

A proposta é integrar estudantes, professores e profissionais de Geografia e áreas afins, com o objetivo principal de discutir temas geográficos, como os eventos espaciais ligados a questões urbanas e regionais. Assim, diferentes segmentos acadêmicos e sociais debaterão o papel do geógrafo focando “A questão urbana e regional no cenário (inter)nacional”. Com o intuito de trabalhar, discutir e problematizar esse tema central, os eventos vão contar com a participação de pesquisadores, conferencistas, palestrantes e debatedores provenientes de diversas universidades do Brasil e do mundo.




Para mais Informações: http://www.cchla.ufrn.br/spgeo/index.htm

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Refletindo sobre ser um Pibidiano de Geografia...

 ***               
Por Devid Hallyson e Roberto Junior.


Natal, 19 de Julho de 2012.

...Algumas Palavras.
Inicialmente, quando ingressamos no Curso de Geografia (L) muitas expectativas se faziam presentes, e por diversas vezes nos perguntamos a si próprios qual a nossa missão no curso, na universidade, em nossa sociedade? Como podemos fazer para sempre ir à busca do melhor, afinal de contas, ao pensarmos em evoluir, devemos ter em mente não apenas realizar isso do ponto de vista profissional, mas também do ponto de vista pessoal, sempre ver o melhor no mundo, nos lugares, nos territórios e no espaço em sua totalidade.
Dispor da oportunidade de poder fazer parte do Sub Projeto Pibid Geografia UFRN, é algo bastante fortuno, significativo e essencial para nossas carreiras, como futuros professores de tal ciência. Além de termos a imensa vivência de disfrutar previamente do ambiente escolar e profissional, observamos a realidade como ela se faz, e a partir das muitas dificuldades e experiências em que passamos nos fortalecemos cada vez mais neste brioso caminho. Nós que fazemos parte desse grande grupo, observamos no PIBID Geografia a oportunidade de não só adquirir experiência mais também à possibilidade de nos tornamos melhores profissionais, pois o PIBID é isso, é um laboratório de nossas expectativas, é deparar-se com a realidade concreta, é a constante preocupação em dar o seu melhor, e doar-se diante das dificuldades e barreiras encontradas na escola.
No primeiro semestre de 2012, nós que fazíamos parte do Grupo de Atividades Lúdicas de tal subprojeto, os bolsistas Devid Hallyson, Edgar Guerra, Hesdras Mororo, Roberto Junior e Thiago Moreno, realizamos na escola Floriano Cavalcanti um projeto didático, tendo como ponto de partida a Astronomia aliada à Cartografia, entretanto, nos enfocamos na temática das “Estações do Ano”, as turmas foram o 8° ano e o 2°ano (Fundamental e Médio).
O nosso objetivo era tentar expor aos alunos o quanto existe de belo na dinâmica natural do nosso planeta, como também de nosso habitat, e simultaneamente fazê-los observar a proximidade existente entre o homem e o seu meio, e a profunda dinâmica existente entre ambos, os fazendo sempre refletir e pensar criticamente sobre o tema, e o que eles como seres integrantes de uma sociedade têm a ver no conjunto dessa totalidade. Para quem pensa que ser um professor é algo simples, dispor do “dom” de ensinar é algo tão complexo como não imaginamos. É como o próprio Professor Paulo Freire em sua obra “Pedagogia da Autonomia” comenta: “... Ensinar exige pesquisa... respeito aos saberes dos educandos... bom senso...curiosidade... segurança... ensinar exige querer bem aos educandos...” (Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia 1996).
Sendo assim, percebemos que de forma satisfatória conseguimos transmitir uma bela mensagem aos alunos, o quanto a Geografia pode significar para nossas vidas, e que através da leitura eles podem conhecer qualquer assunto, seja em escala local, mundial ou universal. Gostaríamos de agradecer o apoio incondicional dos Professores Sérgio Roberto Vidal e Inez Pacheco, os quais são nossos supervisores no projeto, sempre nos orientando, estimulando e propondo novas ideias. Agradecemos também o imenso apoio do nosso coordenador, o Professor Aldo Dantas, sempre com muitas orientações, detalhes e informações de como se trabalhar com projetos didáticos. Enfim, ficamos muito felizes com a grande participação dos alunos no projeto, nos trabalhos e nas atividades realizadas em âmbito escolar, agradecemos as amizades conquistadas na escola e esperamos que ações como essas sempre fortaleçam e valorizem o Ensino de Geografia.
... Atualmente estamos estudando a Obra do Emérito Professor Milton Santos “Metamorfoses do Espaço Habitado” e muito estar por vir...
Fonte: Ana Cassimiro.
Turma do FLOCA, 2°ano “D”, (Ensino Médio, tarde) e os bolsistas do PIBID GEOGRAFIA Roberto Junior e Devid Hallyson, 2012.

Imagem produzida por um de nossos alunos nesse Projeto.

Fonte: Imagem do autor.
A imagem acima busca, na apreensão de um de nossos alunos, representar o movimento de translação, que é um dos fatores responsáveis pela ocorrência das estações do ano.

Mais uma representação de nossos alunos

Fonte: Foto do autor.
Essa segunda imagem possui o mesmo intuito da anterior, a representação do movimento de translação que faz a terra girar e ocasionam vários fatores, tanto climáticos, naturais e sociais. 




quarta-feira, 4 de julho de 2012

Estudantes das IF's e demais instituições de ensino - pelo comando de greve estadual!

 
Estudantes em greve em todo o país! Esse tem sido os sintomas do movimento estudantil nos últimos meses. Mais de 70 Institutos Federais em greve, e mais de 30 com greve estudantil. E não por acaso, os problemas na educação pública são reais, e nós nos deparamos diariamente com eles, os estudantes de nível médio e técnico tem sofrido com as superlotações das salas de aula, falta de laboratório e etc. Não é de hoje que a educação pública apresenta problemas, nas escolas estaduais o sucateamento com a educação está cada vez mais perto do caos, e nos institutos federais, com o corte do governo na educação essa realidade não demorará a ficar mais evidente!
 
O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma vergonha nacional, que nada avalia, com provas longas, cansativas e sem conteúdo e que há alguns anos consecutivos vem causando transtorno e constrangimento a milhares de estudantes do país, e agora com o SISU (Sistema de Seleção Unificada), a superlotação nas universidades e a falta de estrutura para receber esses estudantes ficam mais visíveis, e ao invés de mais investimento pra garantir a estadia dos estudantes que saem das escolas publicas e que devem permaneçam nas universidades publicas tem se investimentos cada vez maior em programas como o PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Financiamento Estudantil) que vem tratando cada vez mais a educação como mercadoria e enchendo o bolso dos empresários do ensino!
 
O governo está andando a passos largos de mãos dadas com a educação para o fundo do poço. Nós não ficaremos calados!
 
Aqui no estado não é diferente, o IF de São Gonçalo é um exemplo claro do descaso com a educação, faltam laboratórios e a acessibilidade ao campus é extremamente difícil, na Zona Norte não vemos um quadro diferente.
 
Por isso é hora de nos unirmos na luta por uma educação pública gratuita e de qualidade, exigindo o investimento de 10% do PIB pra educação pública imediatamente! Sabemos que essa não será a solução, mas é um primeiro passo para a melhoria na educação pública. Professores e servidores já deram seus recados, o governo continua intransigente na negociação e nós continuaremos lutando ao lado desses trabalhadores!
 
Sabendo que a luta dos estudantes devem estar colada à luta dos trabalhadores, é de extrema importância nesse momento que nós nos coloquemos em defesa da educação e estejamos apoiando e construindo a greve nacional!
 
Diante disso,
o ANEL (Assembleia Nacional de Estudantes – Livre) convidou todos os estudantes das IF’s, escolas estaduais e municipais e universidades a participarem de uma grande assembleia no dia 03 de julho às 16h no campus cidade alta (Av. Rio Branco) onde puderam discutir a situação da educação do país e a greve nacional e no estado!
 
FONTE: Blog DCE.