segunda-feira, 23 de julho de 2012

Refletindo sobre ser um Pibidiano de Geografia...

 ***               
Por Devid Hallyson e Roberto Junior.


Natal, 19 de Julho de 2012.

...Algumas Palavras.
Inicialmente, quando ingressamos no Curso de Geografia (L) muitas expectativas se faziam presentes, e por diversas vezes nos perguntamos a si próprios qual a nossa missão no curso, na universidade, em nossa sociedade? Como podemos fazer para sempre ir à busca do melhor, afinal de contas, ao pensarmos em evoluir, devemos ter em mente não apenas realizar isso do ponto de vista profissional, mas também do ponto de vista pessoal, sempre ver o melhor no mundo, nos lugares, nos territórios e no espaço em sua totalidade.
Dispor da oportunidade de poder fazer parte do Sub Projeto Pibid Geografia UFRN, é algo bastante fortuno, significativo e essencial para nossas carreiras, como futuros professores de tal ciência. Além de termos a imensa vivência de disfrutar previamente do ambiente escolar e profissional, observamos a realidade como ela se faz, e a partir das muitas dificuldades e experiências em que passamos nos fortalecemos cada vez mais neste brioso caminho. Nós que fazemos parte desse grande grupo, observamos no PIBID Geografia a oportunidade de não só adquirir experiência mais também à possibilidade de nos tornamos melhores profissionais, pois o PIBID é isso, é um laboratório de nossas expectativas, é deparar-se com a realidade concreta, é a constante preocupação em dar o seu melhor, e doar-se diante das dificuldades e barreiras encontradas na escola.
No primeiro semestre de 2012, nós que fazíamos parte do Grupo de Atividades Lúdicas de tal subprojeto, os bolsistas Devid Hallyson, Edgar Guerra, Hesdras Mororo, Roberto Junior e Thiago Moreno, realizamos na escola Floriano Cavalcanti um projeto didático, tendo como ponto de partida a Astronomia aliada à Cartografia, entretanto, nos enfocamos na temática das “Estações do Ano”, as turmas foram o 8° ano e o 2°ano (Fundamental e Médio).
O nosso objetivo era tentar expor aos alunos o quanto existe de belo na dinâmica natural do nosso planeta, como também de nosso habitat, e simultaneamente fazê-los observar a proximidade existente entre o homem e o seu meio, e a profunda dinâmica existente entre ambos, os fazendo sempre refletir e pensar criticamente sobre o tema, e o que eles como seres integrantes de uma sociedade têm a ver no conjunto dessa totalidade. Para quem pensa que ser um professor é algo simples, dispor do “dom” de ensinar é algo tão complexo como não imaginamos. É como o próprio Professor Paulo Freire em sua obra “Pedagogia da Autonomia” comenta: “... Ensinar exige pesquisa... respeito aos saberes dos educandos... bom senso...curiosidade... segurança... ensinar exige querer bem aos educandos...” (Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia 1996).
Sendo assim, percebemos que de forma satisfatória conseguimos transmitir uma bela mensagem aos alunos, o quanto a Geografia pode significar para nossas vidas, e que através da leitura eles podem conhecer qualquer assunto, seja em escala local, mundial ou universal. Gostaríamos de agradecer o apoio incondicional dos Professores Sérgio Roberto Vidal e Inez Pacheco, os quais são nossos supervisores no projeto, sempre nos orientando, estimulando e propondo novas ideias. Agradecemos também o imenso apoio do nosso coordenador, o Professor Aldo Dantas, sempre com muitas orientações, detalhes e informações de como se trabalhar com projetos didáticos. Enfim, ficamos muito felizes com a grande participação dos alunos no projeto, nos trabalhos e nas atividades realizadas em âmbito escolar, agradecemos as amizades conquistadas na escola e esperamos que ações como essas sempre fortaleçam e valorizem o Ensino de Geografia.
... Atualmente estamos estudando a Obra do Emérito Professor Milton Santos “Metamorfoses do Espaço Habitado” e muito estar por vir...
Fonte: Ana Cassimiro.
Turma do FLOCA, 2°ano “D”, (Ensino Médio, tarde) e os bolsistas do PIBID GEOGRAFIA Roberto Junior e Devid Hallyson, 2012.

Imagem produzida por um de nossos alunos nesse Projeto.

Fonte: Imagem do autor.
A imagem acima busca, na apreensão de um de nossos alunos, representar o movimento de translação, que é um dos fatores responsáveis pela ocorrência das estações do ano.

Mais uma representação de nossos alunos

Fonte: Foto do autor.
Essa segunda imagem possui o mesmo intuito da anterior, a representação do movimento de translação que faz a terra girar e ocasionam vários fatores, tanto climáticos, naturais e sociais. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário