quinta-feira, 26 de maio de 2011

Audiência discute Plano Diretor

As minutas para regulamentar as Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) e os Instrumentos de Ordenamento Urbano, integrantes do Plano Diretor de Natal, vão ser discutidas em audiências públicas a serem realizadas nos dias 1 e 3 de junho deste ano. Propostas pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), as audiências tem como objetivo levar a discussão do tema junto à população, antes de seguir para a Câmara Municipal. As audiências  serão no auditório do Sebrae, em Lagoa Nova.

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Série: Os Rios e a Vida
Episódio: O Rio Amazonas



 



O programa tenta estabelecer a relação existente estes enormes sistemas naturais, os rios, as mais diversos povos e sociedades ao redor do mundo.
Neste episódio, compreenda um pouco mais sobre a importância do rio amazonas não apenas para as comunidades ribeirinhas locais, mas para todo o ecosistema, o Brasil e o Mundo .
Confira a cada semana um novo episódio da série "Os Rios e a Vida" no PIBID GEOGRAFIA - UFRN.

Do ponto de vista geográfico, o importante é analisarmos as formas de ação que o ser humano tem exercido para com os recursos hídricos, ou seja, o modo como utilizamos estes recursos. sendo assim, o rio deixa algo simplesmente natural e passa a ser entendido como um objeto geográfico: algo que está ao alcance do homem, ao alcance de sua ação, que modifica e é modificado pela Sociedade como um todo.


Para alunos:

Este vídeo pode lhe ajudar a refletir um pouco sobre algumas questões tais como:

  • Qual a importância do rio amazonas para a população local? e para o Mundo?
  • Como as pessoas que sobrevivem às suas margens se inserem no mundo do trabalho?
  • O amazonas é fonte de vida, mas ao mesmo tempo, é um elemento da natureza imprevisível e mesmo feroz. Como o povo local lida com isso? O que os governos fazem a respeito?
  • O Rio amazonas pode ser visto também como um retrato das desigualdades sociais. Quais as condiçṍes de vida na cidade de Manaus?
  • Manaus é às vezes símbolo de desenvolvimento econômico. por que? este desenvolvimento é para todos?  

Para professores

Professor, o site da TV Escola disponibiliza algumas sugestões de atividades que podem ser feitas em sala de aula com alguns vídeos da série "Os Rios e a Vida" clique no link abaixo e confira.
 



terça-feira, 17 de maio de 2011

DISPUTA: Prefeitura do Natal vai recorrer da decisão que a obriga a receber lixo de Parnamirim.

A Prefeitura do Natal ainda não foi intimada pelo Tribunal de Justiça, mas recorrerá da decisão em caráter de liminar, noticiada pela imprensa, que a obriga a continuar recebendo o lixo do município de Parnamirim na estação de transbordo de Cidade Nova. A informação é da Procuradoria Geral do Município (PGM).

No entendimento do procurador Geral do Município, Bruno Macedo, a Prefeitura do Natal não pode ser obrigada, até mesmo pelo judiciário, a celebrar um convênio com qualquer município contra sua vontade e interesse.

“A celebração de um convênio pressupõe interesses em comum, o que não existe mais da parte da Prefeitura do Natal em receber o lixo de Parnamirim na estação de transbordo de Cidade Nova. E o judiciário não pode substituir essa vontade”, explica Macedo.

O Procurador ainda aponta que, em mais de dois anos de convênio, a Prefeitura de Parnamirim não apresentou nenhuma solução para destinar os resíduos sólidos do município valendo-se do convênio que permitia depositar o lixo na estação de transbordo. “Natal não pode mais ser prejudicada. Durante os mais de dois anos de convênio Parnamirim não buscou resolver o problema dos seus resíduos sólidos. A Procuradoria vai recorrer da decisão assim que for intimada”, declarou Bruno Macedo.

* Fonte: Secom.

PRIMEIRO EVENTO REALIZADO PELO PIBID GEOGRAFIA É UM SUCESSO!

Com uma mescla de descontração e clareza, o professor Rafael Straforini (UFRJ) expôs seu ponto de vista, além de analisar e discutir a problemática do ensino, principalmente no âmbito geográfico.

Nos dois dias de evento, as atividades foram distribuídas, primeiramente com uma oficina, apenas entre os bolsistas do PIBID GEOGRAFIA, já no segundo dia, durante a tarde houve a discussão do livro " Ensinar Geografia, o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais" e durante a noite se realizou a palestra cujo tema era "Saber docente e Formação Inicial do Professor de Geografia", que ocorreu no auditório da biblioteca central da UFRN e foi aberta ao público, que por sinal compareceu em grande número.

Além dos licenciandos, para qual a palestra era destinada, compareceram também alunos de outros cursos e áreas, de forma que enriqueceram a atividade, como ressaltou Straforini. 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Polícia Civil inicia greve amanhã!

Os policiais civis do Rio Grande do Norte iniciam greve por tempo indeterminado a partir das 8h da terça-feira (17). A assembleia da categoria deliberou na tarde desta segunda-feira (16) pela paralisação, depois de ouvirem do secretário de Defesa Social do estado, Aldair Rocha, que o Governo não iria atender às reivindicações dos profissionais.

Policiais civis aprovam por unanimidade o início da greve por tempo indeterminado


Pouco antes da assembleia do Sindicato dos Policiais Civis do estado (Sinpol), a presidente Vilma Marinho teve reunião com o secretário Aldair da Rocha. Na conversa, a sindicalista ouviu a decisão do Governo de não atender às reivindicações da categoria quanto à implantação do enquadramento dos agentes e escrivães de Polícia Civil, que esperavam receber a remuneração com um reajuste de 50% sobre os vencimentos atuais já em maio. Mesmo percentual está previsto para outubro, conforme a lei 417/2010.

Vilma Marinho disse que o secretário falou como interlocutor do chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, com quem o Sinpol esperava ter uma audiência desde o começo da manhã desta segunda-feira. Contudo, a reunião não atendeu às expectativas dos profissionais.

Ela disse que o governo, apesar da entrevista concedida na semana passada pelo secretário Aldair Rocha, de que algumas medidas estavam sendo tomadas como a implantação do vale-refeição e contratação de pessoal terceirizado para fazer a limpeza das delegacias, não acentou com providências imediata relacionadas aos sete itens administrativos constantes da pauta de negociação.

Na assembleia, que teve início logo depois da reunião com o secretário, a categoria deliberou pelo início da greve por tempo indeterminado.

Fonte: Tribuna do Norte.

Tremor na costa de Natal não provocará tsunami no RN

Neste domingo (15), às 10h08 (horário de Brasília), ocorreu um tremor de magnitude 6.0 no meio do Oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica, a 1.276 km de Natal. O primeiro alerta foi dado pela Defesa Civil Estadual, através do Tenente Coronel Josenildo Acioli.

De acordo com Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram difundidos boatos de que a costa nordestina seria afetada por um tsunami em função do tremor, porém a informação não há essa possibilidade, já que a magnitude do sismo e o tipo de movimento (transcorrente, movimento horizontal). “Para se gerar um tsunami  é necessário que o movimento seja vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente. E não foi o que aconteceu”, disse o Joaquim Mendes.

O mapa de localização e o registro na estação de Riachuelo (RCBR), Gravatá (GRBR) e Pau dos Ferros (PFBR) foram determinantes para definir os resultados do tremor deste domingo.

No momento do alerta, todas as unidades do Corpo de Bombeiros da capital e a Defesa Civil Estadual foram acionadas ficando em prontidão para atuarem a qualquer momento. Assim que os resultados dos tremores foram divulgados pelo laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a ação dos bombeiros foi normalizada.

Fonte: Tribuna do Norte.

Novas fotos postadas no blog!

Bom pessoal, já está disponível no nosso blog as fotos das atividades mais recentes realizadas no FLOCA!




QUER VER MAIS? ACESSE O MENU DE FOTOS, COMENTEM E SIGAM NOSSO BLOG!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Será o fim do terrorismo?

     Os exames de DNA confirmaram que o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, era a pessoa morta em uma operação de forças americanas no Paquistão, informou uma fonte do governo dos Estados Unidos.

    A informação foi divulgada por agências de notícias e pelas redes americanas de TV ABC e CNN. Segundo as CNN, a fonte da confirmação é uma "autoridade do governo" americano.

   O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.

   De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.

    O diretor da CIA, Leon Panetta, disse que a rede terrorista da al-Qaeda deve "quase certamente" tentar vingar a morte de Bin Laden.

    "Apesar de Bin Laden estar morto, a al-Qaeda não está", disse o diretor da principal agência de espionagem dos EUA. "Os terroristas quase certamente vão tentar vingá-lo, e nos devemos -e vamos- permanecer vigilantes e resolutos."
Sigilo
    A operação, sigilosa, foi executada na noite de domingo (madrugada de segunda no horário afegão) por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa. A TV americana ABC mostrou imagens do interior do complexo.
cama bin laden 1 (Foto: ABC News / Reuters) 
Imagens mostram cama da casa onde Bin Laden foi morto (Foto: ABC News / Reuters)
   A operação foi feita exclusivamente pelas forças americanas, segundo a chancelaria paquistanesa. Um funcionário dos EUA argumentou que isso ocorreu para preservar o sigilo necessário à operação.

  Houve troca de tiros durante a ação, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.

    Quatro helicópteros teriam sido usados na operação. A mansão fortificada ficou em chamas após o atentado.
     Um oficial de Segurança Nacional disse à agência Reuters que a missão da equipe era matar, e não capturar Bin Laden.

Fonte: Globo.com

domingo, 1 de maio de 2011

Professores de rede estadual entram em greve por tempo indeterminado

Professores e servidores da rede pública estadual entram em greve por tempo indeterminado na próxima segunda-feira. A decisão tomada em assembleia é, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN, uma resposta ao governo que até agora não atendeu à reivindicação de aplicação da tabela salarial à categoria. Os 19 mil professores ativos questionam que seus salários estão defasados e que o Estado não está cumprindo a legislação nacional que institui o piso salarial do professor, nem o Plano de Cargos, Carreira e Salários do Estado.
Em entrevista por telefone a coordenadora do Sinte-RN, professora Fátima Cardoso, afirmou que a governadora Rosalba Ciarlini chegou a enviar uma carta à instituição. “Mas essa carta é absolutamente evasiva. Ao mesmo tempo que se mostra interessada em resolver, diz que não tem como. Queremos o mesmo tratamento que o Governo concede a outras categorias”, afirmou.

De acordo com o Sindicato, o salário de um professor em início de carreira aqui no Rio Grande do Norte, é de R$ 739,00. O cumprimento da tabela que trata dos vencimentos da categoria elevaria esse piso para R$ 1.759,50 podendo chegar a R$ 3.519,00 de um professor com doutorado, por exemplo.

Negociação

A Secretária Estadual de Educação, Batânia Ramalho, disse à TRIBUNA DO NORTE que até o início da noite de ontem não havia recebido qualquer informação oficial da paralisação dos professores – anunciada para segunda-feira (02).

Betânia Ramalho confirmou que enviou um documento ao Sindicato dos Professores pedindo um prazo de 120 dias para que o Governo do Estado possa encontrar soluções para a implantação do piso nacional. “Nesse período, queremos que o Sindicato esteja com a gente, estudando as saídas possíveis”.

Segundo Betânia, o Governo do Estado acha a reivindicação dos professores legítima, mas há impedimentos jurídicos e orçamentários que impedem a administração estadual conceda os reajustes proposto de imediato. “Todos os estados do país estão com dificuldade de implantar o piso nacional. Semana que vem, acompanharei a Governadora em uma audiência com o Ministro da Educação, para também tratar desse assunto”.

Quando aos reajustes previstos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários, a secretária é direta: “a gestão passada lançou o plano e não implantou os aumentos. Neste momento, não encontramos uma saída para resolver esse impasse”.

Segundo Betânia, se for cumprir integralmente o Plano, um professor em início de carreira (com 30 horas) vai sair de um salário de R$ 890 para R$ 1.530. “Não temos como cumprir com esse valor, neste momento. Achamos a reivindicação legítima – e isso não está em questão. E na última reunião que tivemos, no dia 19 deste mês, conversamos com o sindicato sobre isso e enviamos todas as informações detalhadas, convidando o sindicato para a mesa de negociação. Queremos que os professores nos ajude a encontrar as soluções possíveis”


Fonte: Tribuna do Norte