quarta-feira, 18 de maio de 2011

Série: Os Rios e a Vida
Episódio: O Rio Amazonas



 



O programa tenta estabelecer a relação existente estes enormes sistemas naturais, os rios, as mais diversos povos e sociedades ao redor do mundo.
Neste episódio, compreenda um pouco mais sobre a importância do rio amazonas não apenas para as comunidades ribeirinhas locais, mas para todo o ecosistema, o Brasil e o Mundo .
Confira a cada semana um novo episódio da série "Os Rios e a Vida" no PIBID GEOGRAFIA - UFRN.

Do ponto de vista geográfico, o importante é analisarmos as formas de ação que o ser humano tem exercido para com os recursos hídricos, ou seja, o modo como utilizamos estes recursos. sendo assim, o rio deixa algo simplesmente natural e passa a ser entendido como um objeto geográfico: algo que está ao alcance do homem, ao alcance de sua ação, que modifica e é modificado pela Sociedade como um todo.


Para alunos:

Este vídeo pode lhe ajudar a refletir um pouco sobre algumas questões tais como:

  • Qual a importância do rio amazonas para a população local? e para o Mundo?
  • Como as pessoas que sobrevivem às suas margens se inserem no mundo do trabalho?
  • O amazonas é fonte de vida, mas ao mesmo tempo, é um elemento da natureza imprevisível e mesmo feroz. Como o povo local lida com isso? O que os governos fazem a respeito?
  • O Rio amazonas pode ser visto também como um retrato das desigualdades sociais. Quais as condiçṍes de vida na cidade de Manaus?
  • Manaus é às vezes símbolo de desenvolvimento econômico. por que? este desenvolvimento é para todos?  

Para professores

Professor, o site da TV Escola disponibiliza algumas sugestões de atividades que podem ser feitas em sala de aula com alguns vídeos da série "Os Rios e a Vida" clique no link abaixo e confira.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário