quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Simpósio Regional de Prática de Ensino - A Prática de Ensino como Ferramenta de Transformações Sociais


Entre os dias 28 e 30 de Outubro de 2011


Em Campina Grande-PB na UEPB
Prazo para submissão de trabalho ate o dia 15/09/11


   "A partir da relevância acerca das transformações sociais geradas através da prática do ensino, o presente evento consiste em unir a comunidade acadêmica e profissionais a fim de debater a temática, bem como analisar os rumos da Educação e das licenciaturas, ao mesmo abordar a não existência periódica de eventos que envolva a sociedade em geral, para provocar a reflexão a cerca da ação do ensino da pesquisa e da extensão ao mesmo que analisar como a Educação vem sendo trabalhada. Por outro lado, a necessidade de maior articulação interinstitucional tem se apresentado como elemento fundamental para o êxito desse projeto.


      O público-alvo é constituído por estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e da educação básica, técnicos e demais profissionais dos cursos de Licenciatura e de áreas afins no âmbito Regional e Nacional ou até mesmo intenacional.
Promover o encontro de profissionais e estudantes dos cursos de Licenciatura e de áreas afins para discutir o papel da Prática de Ensino na construção de uma nova sociedade a partir da troca de experiências com profissionais e estudantes da região Nordeste e de outras regiões do país."


Maiores informações:
http://simpre.webnode.com.br/

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Bolsistas do Pibid Geografia que aprovaram trabalhos no EEGEOGRAFIA 2011


O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL FLORIANO CAVALCANTI, EM NATAL /RN
 
Kellia Bezerril - bolsista Pibid
Iapony Rodrigues Galvão



RECURSOS DIDÁTICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS AULAS DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS E ABORDAGENS DO PIBID UFRN.
 
Elisabeth Cristina Dantas de Araujo - bolsista Pibid



A RÁDIO NA GEOGRAFIA: COMO TRABALHAR A RADIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.
 
Renata Kissya Calixta de Sousa - bolsista Pibid



REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO E ENSINO DA GEOGRAFIA NA PRÁTICA
 
Danyelle Rayane Dantas - bolsista Pibid
Luan Medeiros da Silva - bolsista Pibid
Jonatas Wesley Aranha Nascimento - bolsista Pibid
Amires Celina Silva Damasceno - bolsista Pibid



O CAMPONÊS NO CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO E SUA LUTA PARA A CONCRETIZAÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA BRASILEIRA.
 
Desio Rodrigo da Rocha Silva - bolsista Pibid
Renata Kissya calixta de Sousa - bolsista Pibid



ANALISE GEOGRÁFICA DO SISTEMA FERROVIÁRIO DE NATAL E O PERFIL DOS USUÁRIOS DIÁRIOS DESTE TRANSPORTE ALTERNATIVO
 
Renata Kissya Calixta de Sousa - bolsista Pibid



A IDENTIDADE DA METRÓPOLE: UM ESTUDO DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL
 
Alexandre do Nascimento Bezerra - bolsista Pibid
Euler José Batista de Lima

Luan Medeiros da Silva - bolsista Pibid
Luciano Ferreira Pontes


Minicurso aprovado

Minicurso 08: A RÁDIO NA GEOGRAFIA: como trabalhar o rádio no ensino de geografia como ferramenta pedagógica. Coordenadora

Att
PIBID GEOGRAFIA

: Renata Kissya Calixta de Sousa

domingo, 3 de julho de 2011

XVIII Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte


VIII ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA e
VI JORNADA GEOGRÁFICA
Vai de 31 de agosto ao dia 2 de setembro de 2011
UERN e IFRN - Pau dos Ferros/RN

 Tema:
Perspectivas atuais do RN: novos cenários, novos arranjos produtivos
          O prazo para inscrição de trabalhos encerra-se hoje, o PIBID GEOGRAFIA UFRN realizou inúmeras inscrições de trabalhos, referentes as tematicas, nao só voltadas para a educação, mas, também, referentes as tematicas elencadas pelo evento. O EGEORN é o principal evento voltado para a geografia no Estado e, não poderiamos estar fora dele.
         A partir do dia 29 de julho serão divulgados os trabalhos selecionados para apresentação no evento, assim que sair a lista estaremos divulgando para vocês os trabalhos dos Pibidianos que foram aceitos no evento, enquanto isso, fiquem atentos ao prazo de inscrição neste evento, participem, é de extrema importância a sua participação, as inscrições ja começaram, faça a sua também, lembrando que ate o dia 30 de julho a inscrição custará apenas R$20,00 para alunos de graduação e pós-graduação e R$30,00 para os professores e profissionais.
          Fiquem atentos, em breve divulgaremos toda a programação, para mais informações acessem a pagina do evento http://www.uern.br/eventos/eegeografia/.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

III ENCONTRO INTEGRATIVO DO PIBID DA UFRN

    Hoje acontece o primeiro dia do III Encontro Integrativo do PIBID da UFRN, esse evento contou durante sua abertura com as seguintes personalidades que comporão a mesa inicial do evento:

ANGELA MARIA PAIVA CRUZ
Reitora

MARIA DE FATIMA F. XIMENES
vice-reitora

VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Pró-reitora de graduação

ANDRÉ FERRER P. MARTINS
Coordenador Institucional do PIBID-UFRN

BETANIA LEITE RAMALHO
secretaria de educação e cultura do RN

   A palestra inicial foi ministrada pela Professora Helena Costa Lopes de Freitas (MEC), professora aposentada da Faculdade de Educção da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).
    Segundo a Professora "A questão central no campo da formação de professores é a desvalorização da profissão, a ausência de um piso salarial, de jornada integral de trabalho e concentração em uma escola. Também não há perspectiva de futuro, pois não temos uma carreira e condições adequadas de trabalho na escola pública, o que acaba por afastar os jovens da carreira e os professores do campo de trabalho. É essa a razão da falta de professores em muitas áreas, que acabam atraindo a juventude, nas universidades, para os bacharelados em áreas mais promissoras. Temos também uma crise estrutural e institucional nos processos formativos. A predominância de cursos nas IES privadas, isoladas, afastados dos espaços de produção de conhecimento e pesquisa, impede que tenhamos uma formação de qualidade elevada de profissionais da educação para atuação na educação básica."

   A tarde participamos de GT's referentes aos trabalhos elaborados pelos subprogramas do edital 2007, estes, por sua vez, apresentaram seus resultados alcançados ao longo da duração do projeto.

   Esse foi apenas uma breve noticia dos bastidores do PIBID ao longo do encontro será disponibilizado em nosso blog outras informaçoes referentes.



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Audiência discute Plano Diretor

As minutas para regulamentar as Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) e os Instrumentos de Ordenamento Urbano, integrantes do Plano Diretor de Natal, vão ser discutidas em audiências públicas a serem realizadas nos dias 1 e 3 de junho deste ano. Propostas pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), as audiências tem como objetivo levar a discussão do tema junto à população, antes de seguir para a Câmara Municipal. As audiências  serão no auditório do Sebrae, em Lagoa Nova.

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Série: Os Rios e a Vida
Episódio: O Rio Amazonas



 



O programa tenta estabelecer a relação existente estes enormes sistemas naturais, os rios, as mais diversos povos e sociedades ao redor do mundo.
Neste episódio, compreenda um pouco mais sobre a importância do rio amazonas não apenas para as comunidades ribeirinhas locais, mas para todo o ecosistema, o Brasil e o Mundo .
Confira a cada semana um novo episódio da série "Os Rios e a Vida" no PIBID GEOGRAFIA - UFRN.

Do ponto de vista geográfico, o importante é analisarmos as formas de ação que o ser humano tem exercido para com os recursos hídricos, ou seja, o modo como utilizamos estes recursos. sendo assim, o rio deixa algo simplesmente natural e passa a ser entendido como um objeto geográfico: algo que está ao alcance do homem, ao alcance de sua ação, que modifica e é modificado pela Sociedade como um todo.


Para alunos:

Este vídeo pode lhe ajudar a refletir um pouco sobre algumas questões tais como:

  • Qual a importância do rio amazonas para a população local? e para o Mundo?
  • Como as pessoas que sobrevivem às suas margens se inserem no mundo do trabalho?
  • O amazonas é fonte de vida, mas ao mesmo tempo, é um elemento da natureza imprevisível e mesmo feroz. Como o povo local lida com isso? O que os governos fazem a respeito?
  • O Rio amazonas pode ser visto também como um retrato das desigualdades sociais. Quais as condiçṍes de vida na cidade de Manaus?
  • Manaus é às vezes símbolo de desenvolvimento econômico. por que? este desenvolvimento é para todos?  

Para professores

Professor, o site da TV Escola disponibiliza algumas sugestões de atividades que podem ser feitas em sala de aula com alguns vídeos da série "Os Rios e a Vida" clique no link abaixo e confira.