segunda-feira, 2 de maio de 2011

Será o fim do terrorismo?

     Os exames de DNA confirmaram que o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, era a pessoa morta em uma operação de forças americanas no Paquistão, informou uma fonte do governo dos Estados Unidos.

    A informação foi divulgada por agências de notícias e pelas redes americanas de TV ABC e CNN. Segundo as CNN, a fonte da confirmação é uma "autoridade do governo" americano.

   O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.

   De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.

    O diretor da CIA, Leon Panetta, disse que a rede terrorista da al-Qaeda deve "quase certamente" tentar vingar a morte de Bin Laden.

    "Apesar de Bin Laden estar morto, a al-Qaeda não está", disse o diretor da principal agência de espionagem dos EUA. "Os terroristas quase certamente vão tentar vingá-lo, e nos devemos -e vamos- permanecer vigilantes e resolutos."
Sigilo
    A operação, sigilosa, foi executada na noite de domingo (madrugada de segunda no horário afegão) por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa. A TV americana ABC mostrou imagens do interior do complexo.
cama bin laden 1 (Foto: ABC News / Reuters) 
Imagens mostram cama da casa onde Bin Laden foi morto (Foto: ABC News / Reuters)
   A operação foi feita exclusivamente pelas forças americanas, segundo a chancelaria paquistanesa. Um funcionário dos EUA argumentou que isso ocorreu para preservar o sigilo necessário à operação.

  Houve troca de tiros durante a ação, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.

    Quatro helicópteros teriam sido usados na operação. A mansão fortificada ficou em chamas após o atentado.
     Um oficial de Segurança Nacional disse à agência Reuters que a missão da equipe era matar, e não capturar Bin Laden.

Fonte: Globo.com

Um comentário:

  1. Não acretido nesta história, cadê o corpo?? e as evidências?? muito estranha essa conversa. Acho q Bin Laden já morreu faz tempo... ai vem o Obama querer ganhar crédito (popularidade, q por sinal está muito baixa)com essa conversinha...

    ResponderExcluir