terça-feira, 30 de outubro de 2012

PIBID GEOGRAFIA MARCA PRESENÇA NA XVIII CIENTEC!


As pibidianas Jandsa Silva, Sayonnara Andrade e Marijara bilro, juntamente com outros alunos da geografia (andreyde Andrade – aluno do bacharelado; Renata Kissya e Désio  Rodrigo, ex pibidianos) participaram da XVIII CIENTEC com exposição nessa  quinta e sexta-feira (25 e 26/10), de atividades lúdicas trabalhadas no FLOCA.  

O Stand “Para além do livro didático” trouxe diversos jogos bem conhecidos pelas crianças e adultos (como jogo de damas, caça-palavras, jogos de dados, jogo da memória e War), mas com um diferencial marcante para a Geografia: foram jogos conhecidos, porém temáticos. Abordamos um dos conceitos básicos da ciência geográfica: território. As damas abordavam questões geopolíticas de disputas por território; cada tabuleiro e suas peças simulavam uma dada situação, como por exemplo o tabuleiro que abordou a Guerra Fria, período onde o mundo ficou dividido entre Capitalismo e Socialismo. Um lado do tabuleiro está representado com as cores simbólicas do capitalismo (azul) e as peças com a bandeira dos EUA, enquanto que o outro lado do tabuleiro representava o socialismo com a cor vermelha e as pecinhas com o símbolo do socialismo. O segundo tabuleiro trazia uma disputa entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco, pelo Arquipélago de Fernando de Noronha. O terceiro tabuleiro aborda a disputa pelas Ilhas Malvinas entre Inglaterra e Argentina. Por fim, um tabuleiro representando as velhas ‘divergências’ entre Argentina e Brasil.


Outro jogo que fez sucesso no stand foi o caça-palavra geográfico! Com 18 palavras a serem caçadas, os visitantes faziam a festa numa rápida brincadeira de disputa pra vê quem achava mais palavras!

Outro ponto que fez bastante sucesso no stand foi o “Cantinho dos autógrafos”, onde os visitantes podiam deixar seus registros, suas assinaturas, opiniões etc.

    


 E como está ocorrendo a campanha da luta contra o câncer de mama, aproveitamos o momento para aderir à campanha do “Outubro rosa”, campanha de grande importância para a saúde da mulher.


Sem mais, queremos agradecer a todos aqueles que nos visitaram no stand, em especial aos nossos amigos pibidianos que marcaram presença e ao nosso coordenador Adriano Troleis, que tanto nos incentiva no PIBID.
  


Por Jandsa Silva e Sayonnara Andrade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário