quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Reflexão do III SPGEO - A questão urbana e regional no cenário (INTER) nacional.



O I Seminário Internacional “O Papel do Geógrafo no Contexto Social Atual" termina na UFRN propondo uma cidade diferente.

O I Seminário Internacional “O Papel do Geógrafo no Contexto Social Atual”, evento promovido pelo Departamento de Geografia (DGE) e pela Pós-Graduação em Geografia (PPGe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), termina contabilizando 120 trabalhos inscritos e signi

ficativa participação da comunidade acadêmica nacional e internacional. Aberto pelo professor Dr. Horácio Capel, catedrático da Universidade de Barcelona, Espanha, que falou sobre o tema “La Crisis del Modelo Urbano”, o evento questionou o atual modelo seguido pelas grandes cidades, havendo falas no sentido de que este está em crise.

Para Capel, a crise foi se transformando com as ideias neoliberais e está relacionada à situação atual do capitalismo. Para ele, o modelo de cidade do futuro ainda não pode ser definido, mas devemos pensar em uma sociedade e uma cidade diferente, onde as empresas e os políticos não detenham o monopólio das decisões. Essas têm que ter a participação ativa dos cidadãos.

Com relação ao evento, o seu coordenador, professor Francisco Fransualdo de Azevedo (DGE/UFRN), comemora o sucesso do mesmo e ressalta os convênios firmados com as universidades de Alicante e Barcelona, na Espanha, e a Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, convênios esses, que têm incentivado estudos, buscando assim, congregar e articular discussões de pesquisadores que estão trabalhando nessa parceria internacional, tendo como base dessas discussões, a questão urbana e regional.

Azevedo fala ainda que a aceitação do seminário foi boa, tendo um número de inscritos superior ao esperado. O professor encerra falando que existe a perspectiva de um próximo evento de âmbito internacional na UFRN, tendo em vista o sucesso deste.

Bruno Costa - texto.
Flávio Rezende - assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário